[continuação]
- bibliografia/referências bibliográficas devem constar de uma seção correspondente, ao final do texto, em ordem alfabética por sobrenome, seguindo os seguintes exemplos:
1. Livro
ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor. Título. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
2. Livro de dois autores
ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor. Título. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
3. Livro de vários autores
ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor et al. Título. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
4. Capítulo de livro
ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor et al. “Título do Capítulo”. In: Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação, intervalo de páginas.
5. Coletânea
ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor (orgs.).Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação
6. Artigo em coletânea organizada pelo mesmo autor
ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor et al. “Título do Artigo”. In: Título da Publicação. Local de publicação: Editora, ano de publicação, intervalo de páginas.
7. Artigo em coletânea organizada pelo autor em conjunto com outro
ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor et al. “Título do Artigo”. In: ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação, intervalo de páginas.
8. Artigo em coletânea organizada por outro autor
ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor et al. “Título do Artigo”. In: ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor (org.). Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação, intervalo de páginas.
9. Artigo em Periódico
ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor et al. “Título do Artigo”. Título, ano de publicação, volume/número, intervalo de páginas.
10. Dissertações e Teses Acadêmicas
ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor. Título (dissertação de mestrado), Sigla do Programa de Pós-Graduação/Universidade, ano da defesa.
11. Segunda ocorrência seguida do mesmo autor
ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor. Título. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
_______. Título. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
12. Consultas on-line
ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor. Título. Disponível em <>. Acesso em xx/xx/xxxx.
Outras Formas
Quanto às demais formas, merecem comentário a do ensaio e a da análise de conjuntura. Em lugar de acolher apenas as formas ‘seguras’, como as prescritas pela ‘boa prática acadêmica’, aquele que se lança à experiência de escrever um ensaio se vê responsável por todas as decisões que compõem o texto. Dessa forma, o autor poderá se abrir às demandas postas pelo conteúdo da interpretação que, então, comunicará ao leitor – o qual obterá do ensaio muito mais do que informações. Por seu turno, a tradição da análise de conjuntura, embora mais dura, trata de temas cuja urgência é contemporânea da escrita. Se pensamento e ação caminham juntos, o tratamento dos problemas do momento demanda esforço analítico. Desta forma, a forma da análise de conjuntura cristaliza a exigência de fazer a vida intelectual estar em permanente contato com práticas de intervenção. Assim, a avaliação de propostas de ensaio e análise de conjuntura levará em conta as características próprias destas formas.