CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E PUBLICAÇÃO

 

Para todas as formas acolhidas pela Revista Análise LAESP, a avaliação das propostas responde aos critérios de qualidade e sentido. O processo de avaliação é idêntico para todas as formas acolhidas - inclusive para as intervenções eventualmente encomendados pela Comissão Editorial. 

 

Quanto às Etapas de Avaliação

Após submetidas, as propostas são avaliadas quanto à pertinência (desk review), isto é, sua adequação ao objetivo e política editorial da revista. Em até 90 dias, contando a partir do dia da submissão, os autores receberão notícia sobre o resultado dessa primeira etapa. 

A Revista Análise LAESP funciona sob o princípio do duplo anonimato: as propostas aprovadas na primeira etapa serão submetidas a dois pareceristas ad hoc. Caso haja pareceres contraditórios, uma terceira avaliação será requerida. As propostas serão avaliadas pela qualidade e rigor argumentativo, pela validade dos dados, pela oportunidade para a respectiva área do conhecimento e, finalmente, pela atualidade e adequação das referências. 

Eventuais conflitos de interesse [de qualquer natureza - pessoal, comercial, política, acadêmica, financeira etc. – e entre quaisquer dos envolvidos - editores, revisores,  autores] serão solucionados mediante o envolvimento de pareceristas externos ao conflito e imparciais no processo de avaliação dos manuscritos. 

 

 Quanto aos Resultados

Os resultados da segunda etapa podem ser: 

i. Aprovado para publicação sem modificações

ii. Aprovação para publicação condicionada a modificações

iii. Revisar e ressubmeter para avaliação

iv. Recusado para publicação sem possibilidade de ressubmissãoEm todos os casos, o Comitê Editorial se reserva a possibilidade de  

julgar a adequação dos pareceres. 

O resultado iii não gera para a revista o compromisso de publicar se houver ressubmissão. 

Caso os dois pareceres decidam pelo resultado iii, não será aceita ressubmissão da proposta.

Os autores serão comunicados da decisão da Revista Análise LAESP acerca de suas propostas por email e no prazo de aproximadamente seis [6] meses. Esta comunicação será acompanhada dos pareceres correspondentes. 

Propostas com um parecer favorável [i e/ou ii] e outro desfavorável [iii] deverão ser enviados pelos autores em até três [3] meses após recepção do parecer. Extinto esse prazo, as propostas serão retiradas da pauta do ComitêEditorial. 

Propostas com parecer favorável à publicação mediante correções [ii] deverão ser revisados e ressubmetidos em até trinta [30] dias.

 

O Comitê Editorial se reserva o direito de sugerir novas modificações quanto ao conteúdo e/ou à forma, para adequar a proposta ao perfil editorial e/ou gráfico da revista. 

A Revista Análise LAESP não acolhe propostas ou a tradução de propostas não inéditas. 

 

Quanto à Reciprocidade

A Revista Análise LAESP se reserva o direito de recusar artigos cuja reformulação desconsidere as sugestões dos pareceristas. Da mesma forma, reserva-se o direito de acolher a proposta que apresente justificação razoável para a não reformulação.

Ao submeter propostas à revista, o autor assume o compromisso de emitir pareceres. O Comitê Editorial se reserva o direito de não submeter à segunda etapa de avaliação (duplo parecer cego por pares) artigos cujos autores reiteradamente declinam a emissão de pareceres quando convidados pela revista. 

 

Quanto às práticas 

A Revista Análise LAESP segue as diretrizes dos Códigos de Ética do Committee on Publication Ethics [publicationethics.org] e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico [cnpq.br/web/guest/diretrizes]. 

CONTINUAR LENDO >>

VOLTAR <<

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram

Fale conosco:

Rua José Clemente,

73, 9º andar - Centro

Niterói - RJ. 

CEP: 24020-104

Tel: (55) 21 - 3674.7823

NEWSLETTER

Links úteis:

LAESP

InEAC

DSP

PPGJS

OpO

Qualis